terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pernambuco Sinergético

1 + 1 = 3  Certo?

Não concorda??

Então 1 + 1 = 4

E aí! Agora concorda???

Este pseudo-erro é o que chamamos de sinergia, ou seja, o todo é maior que a soma das partes. Pense que tela mais tinta resulta em obra de arte, onde o todo é maior que a soma das partes, isto é, não se avalia o valor da obra pelo montante dispendido em seus insumos e sim pelo talento do artista.
Historicamente Pernambuco é terra fértil para aqueles que dominam a arte do empreendedorismo tais como: Delmiro Gouveia, Assis Chateaubriand e João Carlos Paes Mendonça. Estes dois últimos, pernambucanos por opção; o primeiro paraibano e o segundo sergipano.
Vive-se neste pedaço do Brasil um clima de euforia pelos investimentos estruturadores que têm feito com que o PIB local cresça a taxas maiores que a média nacional. Investimento gerando consumo, que por sua vez gera novos investimentos que gerarão mais consumo e assim vai. Mas isto não é o moto contínuo, pois teremos uma progressão geométrica convergente, mas aí já é assunto para outra conversa quando adentraremos em conceitos macroeconômicos.

Por hora, desfrutem dos dois vídeos seguintes que são uma degustação deste clima de euforia que tanto nos encanta.

http://www.youtube.com/watch?v=BBb2887Dkkk  http://www.youtube.com/watch?v=g4dV5SY01mc&feature=related

Por Wellington Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário