terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Prece do Empreendedor

 

“Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu posso e sabedoria para saber a diferença.“
Na verdade, o trecho acima foi extraído da Prece da Serenidade escrita por Reinhold Niebuhr Persistência é uma das 10 CCEs (característica de comportamento empreendedor) que fundamentaram a criação do EMPRETEC*.

A diferença entre remédio e veneno é a dosagem. Persistência e teimosia têm uma fronteira muito tênue entre ambas, diria até, que uma não começa a partir de onde a outra termina, pois a intersecção entre ambas não é um conjunto vazio, daí a dificuldade de nós todos em perceber a diferença antes que seja tarde demais. Eu entendo que no momento que meu foco é o meio e não o fim, estarei transpondo a fronteira da persistência para adentrar no terreno obscuro da teimosia.

Eisntein certa vez disse: “Não há nada mais insano do que fazer a mesma coisa todos os dias e esperar resultados diferentes”
Disse o Dr. Lair Ribeiro: “ Se você fizer sempre as mesmas coisas, obterá sempre os mesmos resultados”
Ou como disse o saudoso Dom Hélder Câmara. (não sei se era de sua autoria): “Temos que estar sempre mudando para continuarmos sendo os mesmos”.

A brilhante palestra de Antônio Napole D’andréa Neto no link a seguir, retrata bem isto em determinado instante. http://www.endeavor.org.br/videoteca/pesquisa-de-mercado-como-usar-dados-disponiveispara-%20competir-melhor

Nota O EMPRETEC é um seminário que tem por objetivo desenvolver, nos participantes, características de comportamentos empreendedores. O programa foi desenvolvido pela ONU – Organização das Nações Unidas visando o fortalecimento destas características empreendedoras. O participante deverá primeiro identificar seu potencial empreendedor e verificar quais são seus pontos fortes e fracos. (Fonte SEBRAE-PE)
 Por Wellington Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário